Dicas

Ministério da Música Imaculada Conceição - Getúlio Vargas - RS.

Algumas dicas importantes para tocar na missa.

01. Ensaie bem os cantos da missa
Um canto bem tocado e afinado faz a diferença. Portando ensaie muito para que isso aconteça. Não improvise e só toque o que estiver ensaiado. Caso contrário pode atrapalhar a celebração.

02. Animar uma missa é um grande compromisso.
Se você é iniciante, não encare sozinho. Comece com um músico experiente no assunto. Qualquer instrumento é ruim quando o músico não domina. Então se você quer tocar na missa, se esforce para tocar e cantar bem. Ninguém suporta um músico que nem sabe afinar seu instrumento.  Pois as pessoas vão na missa para rezar e receber, além de uma benção, uma linda mensagem.

03. O músico tem que chegar cedo na igreja
Se você ensaiou, saberá o que vai fazer e estará em paz. Chegue cedo, afine, teste o seu instrumento e  passe o som. Não fique de bate papo. Faça aquecimentos, principalmente na voz, para tocar na missa, e reze. A oração acalma a alma e o coração. E o silêncio também é ótimo antes de tocar! Faça a sua parte como animador na Eucaristia.

04. Solos na missa
Uns acham que não deve solar na missa. Mas o solo, principalmente na introdução, é o que prepara e facilita as entradas dos cantos. Instrumentos  de teclas é o ideal, pois os  de cordas necessita de um acompanhante. Se você domina,  é interessante solar.

05. Observe sua postura durante a missa
Músicos, não toquem alto, pois música alta atrapalha a oração das pessoas. Deixe o instrumento mais baixo que a voz, para a comunidade entender o que está cantando.  Em cantos  de meditação  e comunhão, onde as pessoas  estão rezando,  suavize a música.  Evite conversar antes e durante a missa, principalmente no momento da Homilia, pois atrai o olhar das pessoas, tirando a concentração das mesmas.

06. Velocidade das música
Cuide para não tocar as músicas, de forma, arrastadas e nem rápida demais. Uma música arrastada atrasa a missa e a rápida acelera a missa. A dica é ensaiar antes com os áudios até pegar bem os cantos e seus andamentos. Respeite os tempos das músicas. Não esqueça! “A música é puramente matemática”

07. Prefira notas harmônicas
Evite acordes dissonantes em seu instrumento. Alguns de passagem até que fica bonito, se for no seu devido lugar. Acordes dissonantes em demasia gera tensão e pode desconcentrar os fiéis no momento de oração. Use acordes suaves nas liturgias.

08. Evite malabarimo com a voz.
Quem canta também precisa ser sóbrio quando canta na missa. É preciso entender que ali você está cantando para ajudar o povo a cantar. Evite modulações excessivas. Cante a melodia e use as respirações corretas. Cuide da afinação.

 

OBS.:Aguarde mais dicas em breve.